terça-feira, 28 de julho de 2009

RELATÓRIO V ENCONTRO

Antecedendo o 5º Encontro de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa, realizamos visitas a algumas salas de aula de professores cursistas, para avaliarmos o efeito que o Gestar II está provocando nas práticas pedagógicas dos cursistas, com também na nossa prática como professor-formador. Durante a observação, percebemos que os alunos realizaram as tarefas propostas pelo programa, sem dificuldades. Sentimos que a nossa presença não inibiu professor e aluno. Eles se sentiram à vontade para produzir e apresentar suas tarefas, e todos os alunos queriam mostrar sua capacidade de criação. Nós professores formadores acreditamos que isso se deu pelo fato de o professor cursista já estar modificando, ou pelo menos se esforçando para melhorar sua prática, após iniciar a participação no programa Gestar II, o que nos deixa bastante satisfeitos, percebemos um cuidado com as atividades, a participação dos alunos realmente demonstra que os professores estão trabalhando dentro da proposta pedagógica do programa. Durante a realização do 5º encontro, socializamos os registros das atividades observadas, estas foram filmadas, e os depoimentos dos professores, os quais mostraram aos demais cursistas como é possível a implementação das atividades propostas pelo Gestar II todos gostaram, principalmente os que tiveram seus trabalhos divulgados e valorizados. PAUTA 5º ENCONTRO GESTAR II Língua Portuguesa 10/06/2009 TP 3 – GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS Tema: Unid. 12 - A inter-relação entre gêneros e tipos textuais Objetivos: Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros; Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais; Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro. Conteúdos: A inter-relação entre gêneros e tipos textuais. A relação entre seqüências tipológicas em gêneros textuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário