Antecedendo o 5º Encontro de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa, realizamos visitas a algumas salas de aula de professores cursistas, para avaliarmos o efeito que o Gestar II está provocando nas práticas pedagógicas dos cursistas, com também na nossa prática como professor-formador.
Durante a observação, percebemos que os alunos realizaram as tarefas propostas pelo programa, sem dificuldades.
Sentimos que a nossa presença não inibiu professor e aluno. Eles se sentiram à vontade para produzir e apresentar suas tarefas, e todos os alunos queriam mostrar sua capacidade de criação.
Nós professores formadores acreditamos que isso se deu pelo fato de o professor cursista já estar modificando, ou pelo menos se esforçando para melhorar sua prática, após iniciar a participação no programa Gestar II, o que nos deixa bastante satisfeitos, percebemos um cuidado com as atividades, a participação dos alunos realmente demonstra que os professores estão trabalhando dentro da proposta pedagógica do programa.
Durante a realização do 5º encontro, socializamos os registros das atividades observadas, estas foram filmadas, e os depoimentos dos professores, os quais mostraram aos demais cursistas como é possível a implementação das atividades propostas pelo Gestar II todos gostaram, principalmente os que tiveram seus trabalhos divulgados e valorizados.
PAUTA 5º ENCONTRO GESTAR II
Língua Portuguesa 10/06/2009
TP 3 – GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
Tema: Unid. 12 - A inter-relação entre gêneros e tipos textuais
Objetivos:
Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros;
Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais;
Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.
Conteúdos:
A inter-relação entre gêneros e tipos textuais.
A relação entre seqüências tipológicas em gêneros textuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário