terça-feira, 4 de agosto de 2009

RELATÓRIO VII ENCONTRO

No dia 01.07.09, na UEM Paulo Marinho, as 07h45min da manhã, aconteceu o 7º encontro do Gestor II- Língua Portuguesa. O encontro teve início com o texto reflexivo “O abraço mineiro” aproximando cada cursista por meio do abraço. Seguimos com o relato de experiência, uma oportunidade para os professores que estavam com atividades atrasadas explorem a maneira como vêem realizando o Avançado na Pratica. Para não perder o fio da meada, retornamos a questão da avaliação da TP 3 com apreciação dos cursistas em como as unidades trabalhadas e o próprio programa Gestar II está fazendo diferença no seu aprendizado e na sua prática em sala de aula, como relata as professoras “O estudo contribuiu para nortear a prática docente com relação ao trabalho com textos, uma vez que, os textos trabalhados na TP trazem explicações claras e definem objetivos a serem alcançados sobre o tipo de texto em estudo”. (Francisco de Assis) “Enriquece a teoria e a prática em sala de aula. Dinamiza, aperfeiçoa o trabalho de leitura e produção textual. Certifica, comprova que o trabalho com a leitura e a escrita de texto é um processo lento, mas que pode ser dinâmico. O professor de Português deve esta sempre se atualizando, pois a aprendizagem, a aquisição de conhecimento é constante, continua.” (Valdelise Pereira)
Para iniciar os estudos com a TP 4, refletimos sobre como a prática de leitura e escrita está presente na vida do professor, e como ele vê e desenvolve esse processo de leitura e escrita com o aluno, a discussão fluiu para os objetivos propostos pela TP 4, e a partir do texto introdutório direcionamos para uma reflexão sobre letramento. Em seguida desenvolvemos uma atividade com o texto “Circuito Fechado” (Ricardo Ramos, 1993) onde os cursistas divididos em grupos leram, identificaram o assunto do texto e produziram um texto utilizando a mesma estrutura com o tema profissões. A atividade levou-os a refletir a respeito dos conhecimentos prévios que acionamos no momento da leitura e da importância das práticas socioculturais realizadas em nosso meio relativo à leitura e à escrita, sugestionados na página 20 da TP 4, sobre os depoimentos de Patativa de Assaré e de Paulo Freire.
É interessante observar como os professores começam a atentar para o valor das práticas de leitura fora da escola, de como um trabalho cuidadoso de preparação para que se realizem boas leituras e consequentemente boas produções, escritas com mais propriedade, mais sentido para os alunos. Outro ponto de destaque diz respeito à leitura cartilizada que o livro didático oferece e de como é necessário um trabalho mais autônomo por parte do professor em relação à libertação das correntes impostas pela burocracia escolar. As discussões estão sendo, a cada novo encontro, mais proveitosas, mais profundas e enriquecedoras, capazes de nos fazer refletir tanto sobre nossa atuação enquanto profissional que trabalha efetivamente com o ensino, como sobre a educação, sobre as políticas educacionais oportunizadas pelas instâncias públicas responsáveis pela educação federal, estadual e municipal.
À tarde o sétimo encontro aconteceu às 13h45min do dia 01/07/2009, iniciando com o texto “O Abraço Mineiro” onde houve a confraternização com um abraço renovador. Seguimos com relato de experiência das atividades do Avançando na Prática e apreciação da avaliação da TP-3 pelos cursistas que enfatizaram as mudanças que estão ocorrendo na sua prática a partir dos estudos das TPs, das atividades práticas e principalmente das discussões levantadas durante os encontros.
Prosseguiu-se com uma reflexão sobre o processo de leitura e escrita desenvolvidas pelo professor e aluno. Os estudos da TP-4 (Leitura e Processos de Escrita I) levaram ao questionamento a respeito de Letramento, as discussões levaram a posicionamentos sobre o fato da escola não trabalhar na perspectiva do letramento e sim da decodificação, do professor não possuir autonomia curricular para efetivar um trabalho mais voltado para as práticas de leitura e escrita.
O texto Circuito Fechado (Ricardo Ramos) foi importante para que os professores refletissem sobre a quebra dos princípios gramaticais, tendo em vista que é um texto composto apenas por substantivos, mas que remete a ideia de ação, e a partir da leitura produzir novos textos que revelassem as profissões sorteadas; cada GT produziu um texto que os outros grupos deveriam descobrir a que profissão se referia, muito rico, interessante e divertido. Os professores estão produzindo com excelência e o trabalho não tem sido um peso.

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