Desde que fomos chamadas para desenvolver o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II – ficamos imaginando como seria por em pratica um projeto de formação continuada com os demais colegas de trabalho, não tínhamos idéia de como seria a receptividade da proposta ousada que o Gestar faz a cada profissional da educação.
Após o momento de formação em São Luís, fomos nos preparando, nos familiarizando com o material, discutindo a proposta pedagógica do programa e planejando o desenvolvimento das atividades com os professores. Com a chegada do material já estávamos prontas para começar as oficinas. 15 de abril foi o dia escolhido para iniciar o Gestar de Língua Portuguesa em Caxias sediado na “UIM Paulo marinho”.
Chegado o dia estávamos bastante apreensivas quanto à participação dos professores-cursistas, pois, mesmo após a divulgação, não houve a procura esperada, tínhamos uma demanda enorme em relação ao número de inscritos e não poderíamos afirmar, com certeza, que os que estavam escritos se interessariam em participar realmente, a grande maioria demonstrava falta de interesse, por considerar ser mais um programa, sem que houvesse um aproveitamento efetivo para suas práticas de sala de aula.
A manhã do dia 15 seria uma balizadora para nossas impressões e de certo modo o foi, deu-se inicio às 7:40 o primeiro encontro do Gestar II Língua Portuguesa, com um número considerável de professores. O primeiro momento foi dedicado ao relaxamento, com a apresentação da equipe e uma autoreflexão através da dinâmica crachá acróstico seguindo-se a apresentação do programa, enfatizando a duração, os atores, o funcionamento e os objetivos.
Alguns professores não demonstraram muito interesse, outros ao contrário revelaram-se bastante entusiasmados e colocaram em exposição suas expectativas em relação ao programa, ressaltando a necessidade de um suporte atraente para dinamizar suas práticas na sala de aula, bem como a valorização e oportunidade de uma formação continuada de qualidade que realmente atendesse suas necessidades reais. Após receberem o material, analisaram e teceram comentários, enfatizaram principalmente a qualidade, o cuidado na elaboração dos conteúdos que seriam trabalhados ao longo do curso, assim como a proposição de atividades práticas como algo que dava ao programa o diferencial que esperavam. A pauta do dia foi a seguinte:
Apresentação do programa.
OBJETIVOS:
- Favorecer o espírito de companheirismo, solidariedade e trabalho coletivo no grupo;
- Criar um contexto favorável para a aprendizagem de todos;
- Apresentar e discutir as expectativas de desenvolvimento do programa, relacionando-as com o processo de formação continuada de professores;
- Estabelecer um contrato didático que reflita uma concepção formação continuada;
- Sensibilizar os professores para importância do portifólio como registro reflexivo no processo de formação profissional e de desenvolvimento pessoal;
- Explicar o funcionamento do curso.
CONTEÚDOS:
- Concepção de formação continuada em língua Portuguesa;
- Expectativas de aprendizagem;
- Contrato didático;
- O portifólio como instrumento de formação profissional e desenvolvimento pessoal;
- Concepção da prática pedagógica do Gestar II;
- Programação do curso.
PAUTA DE TRABALHO
Atividades:
- Apresentação: crachá acróstico;
- Leitura reflexiva: Águia;
- Expectativas em relação ao curso;
- Entrega do material;
- Apresentação do programa GESTAR II
- Objetivos gerais do programa;
- Funcionamento
- Oficinas;
- Plantão pedagógico;
- Visitas pedagógicas;
- Carga horária do curso;
- Freqüência;
- Nota;
- Competências esperadas do curso em relação aos professores (guia geral p. 34,35);
- Ementário (guia geral p. 38-40);
- Apresentação do portifólio;
- Contrato Didático:
- Compromisso do curso
- Lição de casa:
- Responder as duas questões da p. 21 guia geral;
- Trazer o memorial: Historia de vida;
- Leitura curiosa da unidade 9, TP 3;
- Postagem das atividades no blog.
Desenvolvidas todas as propostas da pauta encerramos a manhã na esperança da realização de um bom trabalho, do comprometimento dos professores e de uma melhoria no processo de ensino e promoção da escrita dos alunos.
À tarde fora realizada a mesma pauta com a turma 3, tendo em vista que as turmas 1e 2 estão reunidas na mesma sala pela manhã. Inicialmente os professores demonstraram –se desconfiados quanto à aplicabilidade do Gestar em suas práticas, porém após a apresentação do programa percebemos o despertar de um certo interesse em realizá-las.
Após o primeiro contato com os professores, percebemos que há um certo receio quanto a discussão sobre sua prática, que não é fácil compartilhar seu trabalho que de certo modo é solitário. Acreditamos que com a continuação dos encontros, com a familiaridade com a proposta e estrutura do programa, essas dificuldades serão sanadas e a implementação do programa será bem sucedida.
Kerleiane de Sousa Oliveira
Mary Jane Oliveira Castelo Branco
Sandra de Oliveira Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário