segunda-feira, 15 de junho de 2009

RELATÓRIO II SEGUNDO ENCONTRO

DEFININDO NOSSO PONTO DE CHEGADA...
No segundo encontro de formação de professores, dia 22 de abril de 2009, nossos professores-cursistas apresentaram suas história de leitura, que os professores a comentarem que o programa lhes proporcionara momentos de retrospectiva de suas história de vida, e que isso é importante tanto para os professores quanto para alunos uma reflexão sobre suas práticas.
Alguns cursistas produziram seus textos de modo muito criativo, valendo-se dos mais variados gêneros, com destaque para a poesia, mostram-se entusiasmados na construção dessa atividade e todos queriam ler seus textos. Durante a apresentação da unidade 9, TP 3, percebemos a falta de leitura prévia dos professores, o que de certo modo dificulta uma melhor compreensão das discussões e uma participação mais efetiva e significativa, contudo, aos poucos conseguimos trabalhar as atividades de maneira eficiente.
Reforçamos aos cursistas as características do programa, sendo este semi-presencial é importante que haja uma leitura preliminar dos cadernos de teoria e prática, e como encontro de abertura de realização das atividades, achamos mais prudente o inicio que fosse trabalhado todas as seções da unidade 9, tendo em vista um melhor reconhecimento dos professores com a estrutura e operacionalização do programa. Tivemos como proposta de trabalho a seguinte pauta:
PAUTA DE TRABALHO II ENCONTRO
22/04/2009
TEMA: Gêneros e tipos Textuais
OBJETIVOS:
  • Adotar o gênero como ponto de partida significa focar no significado social da interação.

  • Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;

  • Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;

  • Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

CONTEÚDOS:

Gêneros e tipos textuais: uma conversa que se inicia ...
  • Seção 1: O conhecimento intuitivo dos Gêneros;

  • Seção 2: Gêneros textuais e a competência sociocomunicativa;

  • Seção 3: Classificando gêneros textuais.

PAUTA DE TRABALHO

Atividades:
  • Apresentação data show do roteiro do dia;

  • Boas vindas;

  • Texto reflexivo;

  • Leitura do relato;

  • Retomada de alguns pontos;

  • Questionamentos;
  • Entrega do memorial: leitura de alguns;

  • TP 3: Gêneros e Tipos textuais

  • Unidade 9: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado

  • Seção 1: atividade 1

  • Atividade 2 – responder em grupos;

  • Análise dos textos 1,2 e 3;

  • Atividade 3.

  • Responder as questões da TP;

  • Trazer o memorial: Historia de leitura;

  • Leitura curiosa da unidade 10, TP 3.

  • Postagem das atividades no blog.

  • Seção 2

  • Atividade 6: em grupos, p. 28;

  • Texto: “A casa”;
  • Atividade 7: individual;

  • Seção 3:
  • Textos 1 e 2 – explanação;

  • Envelope da linguagem;
  • Concepções de Gênero e Tipo textual;

  • Avaliação do Encontro;
  • Lição de casa.
  • Escolha de um dos Avançando na Prática para realização da Seqüência Didática, sugestão, pág. 25.

  • Trazer o resultado da Transposição Didática, relatando passo-a-passo acertos e dificuldades.
Nesse segundo encontro foi o momento em que o professor começa a por em prática o que muitas vezes só fica no nível das discussões das salas de aula da Universidade e para as quais não se observava viabilidade, tendo em vista que não aparece nos manuais do professor ou mesmo no livro didático. O envolvimento dos professores nas atividades ainda não é muito significativo, apesar de realizarem todas as atividades propostas parecem ainda não ver viabilidade para aplicação das mesmas, há uma grande preocupação com a necessidade de haver muitos recursos para que possam praticá-las em suas salas de aula, no entanto o interesse e vontade da maioria é a mola propulsora para realização de oficinas cada vez mais ricas e a definição de objetivos cada vez mais precisos.
O encerramento do segundo encontro de formação continuada nos leva a refletir sobre as questões dos saberes docentes, sobre a importância de um profissional que produz textos que reflitam suas concepções e atuação na educação, de como uma formação inicial de má qualidade é uma geradora em potencial de profissionais pouco competentes e comprometidos com uma atuação em que veja significado, tenha metas e trabalhe eficientemente. Um trabalho voltado para a formação continuada de professores no contexto social em que vivemos em Caxias é de extrema relevância, pois é nesse olhar para sua prática pedagógica que o profissional tem consciência da dimensão da importância do seu trabalho e de como esse voltar-se para si reflete diretamente numa atuação significativa e comprometida.
Kerleiane de Sousa Oliveira
Mary Jane Oliveira Castelo Branco
Sandra de Oliveira Moura

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