8º encontro do Gestar II – Língua Portuguesa, na U.E. M Paulo Marinho, às 07h45min do dia 08.07.09, iniciou-se o encontro com as boas vindas e a leitura do texto reflexivo “O lápis”, logo depois as considerações sobre o 7º encontro e a socialização do Avançado na Prática.
Em seguida, a leitura do texto De como se constrói a questão... (Matencio, 1994) e as considerações dos cursistas sobre o ponto de vista da autora e seus posicionamentos diante do letramento para o ensino de leitura e escrita de 5ª a 8ª séries (6ª ao 9ª ano) abordado na Universidade 13 TP 4. Como os cursistas encontraram-se em período de avaliação ainda não desenvolveram a Lição de casa 1 da TP em estudo. Seguimos então com a unidade 14, trabalhando a produção de texto com palavras pouco comuns aos cursistas, para levantar discussões sobre as seções 1 e 2, ao final as produções foram surpreendentes e os cursistas acharam a atividade bastante interessante e, para subsidiar o trabalho em sala de aula sugerimos a aplicação das aulas 1,2 e 5 AAA4 (p. 47, 52 e 60). Prosseguimos, com a seção 3 ressaltando a importância do conhecimento prévio para a realização da leitura. Em seguida, divididos em quatro grupos os cursistas realizaram a oficina proposta com o poema Cidadezinha Qualquer, onde cada grupo elaborou para cada série uma seqüência didática, para explorar o poema e produzir um texto com o tema Cidade com seus alunos. A atividade se estende além do tempo previsto e não se concluir as apresentações, ficando para o próximo encontro.
O 8º encontro do Gestar II à tarde teve início às 13h45min com as boas vindas e a leitura do texto reflexivo “O lápis”, prosseguiu com os professores fazendo as considerações a respeito do 7º encontro vespertino e a socialização dos avançando na prática, seguida da leitura e reflexão do texto De como se constitui a questão... (Matencio, 1994) e os apontamentos dos cursistas sobre as questões levantadas pela autora e seus posicionamentos acerca do tema letramento.
Discutir a respeito do ensino de leitura e da escrita (tema da TP 4, especificamente Unidade 13 e 14) tem sido uma oportunidade para uma auto-analise no tangente ao próprio posicionamento dos professores a respeito dessa temática; tem levado à reflexão sobre o que pensa e como atua na leitura e produção de texto. Como atividade prática, que abordasse essa questão, propôs-se aos professores que produzissem um texto utilizando como base uma lista de palavras pouco comuns (muxuango, apoplexia, vituperado, sibilino, etc.).
A equipe de professores foi dividida em quatro grupos de trabalho (GT), segundo as séries que lecionam para realização da oficina proposta, elaborar uma sequência didática explorando o poema Cidadezinha Qualquer (Carlos Drummond) propondo atividades compatíveis para cada série. A pauta de trabalho proposta não foi concluída, ficando alguns tópicos para serem apresentados no próximo encontro, como por exemplo, que atividades foram sugeridas por cada GT para a exploração do poema, quais foram os principais pontos focados por cada grupo e quais as estratégias escolhidas para contemplar os objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário