terça-feira, 4 de agosto de 2009

RELATÓRIO VI ENCONTRO

6º Encontro – Gestar II O sexto Encontro de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa, 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, aconteceu logo após nossa chegada do Encontro de Acompanhamento em São Luís MA, dia 24 de junho de 2009, as 07h30min na UIM Paulo Marinho, sala de vídeo.
Nesse encontro propomo-nos à realização de um trabalho mais administrativo, de organização tempo e espaço, levantamento de atividades que estavam em pendência pelos professores, organização dos momentos de estudo individuais e coletivos, esclarecimento a respeito dos critérios de avaliação do curso. Fora ainda comentado a organização do projeto e a avaliação dos estudos realizados através da TP 3.
Iniciamos o encontro de formação refletindo sobre o texto “O menestrel” de Willian Shakespeare, que foi muito comentado pelo professores relacionando-o ao fazer pedagógico. O encontro teve como pauta:
PAUTA DE TRABALHO 6° ENCONTRO 24/06/2009 1. Boas vindas; 2. Texto reflexivo: O menestrel; 3. Avaliação do trabalho com a TP 3; 4. Atualização do banco de dados; 5. Explanação sobre o relato de experiência; Estrutura do Portifólio: Biografia do Cursista; Memorial de Leitura; Relatos dos Encontros Presenciais; Atividades desenvolvidas nos grupos; Relato de Experiência; Contibuíções do estudo da TP; Anexo: atividades desenvolvidas pelos alunos e pelos cursistas nos encontros presenciais; Autoavaliação.
Desenvolvimento do Projeto; Proposta de uma atividade de leitura Literária (5ª a 8 séries, 6º ao 9º ano) Apresentar os objetivos da Unidade 24, TP 6; Discutir as questões que envolvem o ensino de Literatura para adolescentes; Apresentar uma experiência indicando a leitura do capítulo: De Fernando Sabino a Machado de Assis. “Uma releitura de Dom Casmurro” do livro Janelas na Construção da Leitura; Elaborar uma atividade de leitura para adolescentes para ser apresentado no Seminário de Avaliação, considerando os objetivos da Unid. 24. Deveres como professor cursista Freqüência obrigatória às atividades presenciais do programa, seminários e Oficinas coletivas. Leitura dos Cadernos de Teoria e Prática para discussão nas Oficinas coletivas com o seu formador. Realização das atividades pedagógicas recomendadas no programa. Realização e entrega, de acordo com o previsto no Caderno de Teoria e Prática, das atividades denominadas: Lição de Casa ou Socializando o seu Conhecimento. Realização do projeto para se conseguir a certificação. Realização de auto-avaliações. Compromisso de realizar o planejamento de ensino com base nas diretrizes do programa. A freqüência às atividades presenciais é obrigatória, e você somente receberá o certificado caso obtenha 75% de presença nos encontros. Se, por motivo de saúde, você perder as atividades presenciais, poderá compensá-las com outras atividades, a critério do formador municipal/estadual do programa. Lição de Casa ou Socializando o seu Conhecimento É uma exigência do programa que complementa a formação continuada do professor. Trata-se de uma atividade que o fará vivenciar processos de experimentação de novas metodologias em sala de aula. A partir dessa vivência, você deverá elaborar o relato de sua prática. Os relatos serão entregues ao formador junto com as atividades que foram desenvolvidas pelos alunos. Esse material deverá ser organizado de forma a compor o portifólio de seus trabalhos e inclui uma reflexão sobre os trabalhos dos alunos. Projeto O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir: Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula. Problemática: definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento. Fundamentação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas. Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação. Metodologia: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados para a sua realização. Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos. Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições. h) Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados. BONS ESTUDOS!!!! Acessem o e-mail gestarcaxiaslp@gmail.com Blog: Tecitura da palavra http://gestarcaxias.blogspot.com Nesse encontro os professores receberam uma folha de avaliação com as seguintes perguntas: 1. Quais foram as principais contribuições que estudo da TP 3 trouxe para sua prática pedagógica¿ 2. Como o tema Gêneros Textuais pode ser incluído no seu cotidiano da sala de aula¿

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