terça-feira, 4 de agosto de 2009

RELATÓRIO IX ENCONTRO

O nono encontro do gestar II – Língua Portuguesa – foi realizado dia 15 de julho de 2009. O encontro iniciou com a apresentação do texto reflexivo “Letras” e algumas considerações levantadas sobre o texto apresentado e letramento, seguindo com a socialização das sequências didáticas da oficina sete com o poema “Cidadezinha Qualquer”. As atividades prosseguiram com a unidade quinze da TP 4, refletindo sobre as atividades e procedimentos adequados para o desenvolvimento das habilidades de leitura junto aos alunos. Dividimos a turma em três grupos de trabalho (GT) que realizaram as seguintes atividades: GT 1 – Discutir sobre a ideia central do texto “Admirável mundo louco” Ruth Rocha, e produziu um novo texto em que as ideias contrapusessem as ideias do texto de discussão, gênero a escolha do grupo; GT 2 – Dar sequência ao texto “Camping” J. G. Fraga; texto escrito em forma de diário, nesse caso o grupo teria que estender a idéia inicialmente sugerida pelo texto, deveria continuar utilizando o mesmo gênero; GT 3 – Com base na ideia central do texto “A expansão da pobreza nas cidades” J. G. V. de Moraes, elaborar uma sequência didática que contemplasse tanto aula passeio quanto pesquisa bibliográfica e que evidenciasse que o objetivo daquela pesquisa seria verificar no bairro, cidade ou até mesmo estado, problemas abordados no texto. Podendo ser utilizados para tanto registros fotográficos que demonstrassem as oposições encontradas numa comunidade, especialmente as consideradas grandes cidades. As atividades foram construídas, concomitantemente e após o tempo previsto, foram apresentadas por cada GT. O trabalho realizado foi excelente e as sugestões levadas para serem aplicadas nas escolas. Seguindo discutimos sobre o texto “Porque meu aluno não lê?” Ângela Kleiman, texto já conhecido dos professores, mas, que foi importante para pontuação de algumas questões que necessitavam de aprofundamento. Planejamos o trabalho também com a unidade 16, mas que não pode ser realizado, pois as discussões tomam mais tempo do que planejamos assim como o trabalho de produção de textos planejados para contemplar os objetivos de cada unidade. Encerramos informando que o trabalho com a unidade 16 ficaria para o próximo encontro, como lição de casa sugerimos que fosse rascunhando o projeto didático, requisito para conclusão do programa. Entregamos o planejamento do segundo semestre e desejamos boas férias aos cursistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário